Não Adianta Trocar Excesso de Açúcar por Excesso de Adoçante

Não Adianta Trocar Excesso de Açúcar por Excesso de Adoçante

Autor: Nutricionista Thiago Bronze  CRN n° 47.667 @thiago.bronze

A notícia de que OMS recomenda que adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controle de peso, deu início a uma série de discussões nas mídias sociais.

A OMS não instruiu ninguém consumir açúcar e, também, não disse que açúcar é melhor, o problema é que as notícias sensacionalistas atrapalham a interpretação das pessoas!

A OMS continua orientando o consumo de frutas, legumes e verduras, ajustes no estilo de vida como um todo e redução no consumo de alimentos ultraprocessados e açúcares livres!

O que acontece é que quem consome alimentos ultraprocessados (com açúcar) em excesso, imagina que basta trocar o alimento com açúcar pela versão com adoçante que assim terá mais saúde e perderá peso, o que não é verdade! Isso quando não consome em quantidade dobrada só porque pensam que vai ter menos calorias!

Acontece que alimentos sem açúcar não possuem valor energético reduzido (isso vem até escrito nas embalagens, e na verdade podem até ser mais calóricos), e alimentos ultraprocessados continuarão sendo menos nutritivos, seja o tradicional, seja o adaptado, não adianta mudar apenas esse detalhe e esperar milagres!

Excesso de produtos industrializados/ultraprocessados sem açúcar vai mesmo te adoecer e aumentar risco de morte, isso é muito óbvio! E isso vale para receitas caseiras também, ex: se entupir de bolo sem açúcar não vai adiantar nada, você precisa reduzir o consumo de bolo no geral, não apenas do açúcar dele!

Por isso sou contra demonizar ingredientes e produtos, nunca adianta de nada, só gera fissura pelo alimento proibido ou exagero no consumo do alimento permitido!

Nenhuma das novas orientações foi direcionada aos pacientes com diabetes, fiquem tranquilos e continuem seguindo as orientações que já receberam anteriormente!

Segue aqui minhas recomendações:

  1. Reduza o consumo de alimentos ultraprocessados ricos em sal, gordura e açúcar/adoçante.
  2. Consuma pelo menos 400 g de verduras, legumes e frutas diariamente.
  3. Consuma de 3 a 5 porções de frutas por dia.
  4. Inclua vegetais em metade do seu prato de comida.
  5. Realize pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana.
  6. Opte por refeições balanceadas no jantar em vez de lanches.
  7. Mantenha-se hidratado(a) ao longo do dia.
  8. Cuide da saúde mental e, se necessário, procure terapia.

A Essência do Vale tem vários produtos a base de Biomassa de Banana Verde, pastinhas a base de inhame, vários doces com baixo teor de açúcar, sem adição de qualquer tipo de aditivo químico, feitos artesanalmente, para te socorrer quando bate aquela vontade de comer um docinho!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − = 11