4 benefícios da biomassa de banana verde para sua saúde

4 benefícios da biomassa de banana verde para sua saúde

Você conhece a biomassa de banana verde? Se ainda não, vai gostar de conhecer (garanto!). Isso porque ela ajuda a dar consistência a diversos pratos diferentes, doces ou salgados, de forma saudável. 

A biomassa de banana verde pode substituir ingredientes como farinha de trigo, creme de leite, maionese, leite condensado e até alguns tipos de queijo. Por permitir receitas tão diferentes, ela é um alimento que vale a pena ter no armário – assim como a caponata de casca de banana verde, ideal para ter como acompanhamento. 

Separei alguns dos benefícios da biomassa de banana verde – e algumas receitas – para que vocês vejam como ela pode fazer diferença na alimentação.

Biomassa de banana verde: benefícios 

Quando consumida regularmente e aliada a uma alimentação saudável, a biomassa de banana verde tem os seguintes benefícios para a saúde – que foram testados por cientistas da Universidade Federal de São Paulo, em um teste com 113 voluntários, durante seis meses (e, além desse estudo, você pode conferir outros clicando aqui e aqui.

1 – Favorece a perda de peso

A biomassa de banana verde é um alimento leve, com poucas calorias e rica em fibras, o que contribui para o aumento da saciedade e, consequentemente, faz com que comamos menos.

2 – Ajuda na prisão de ventre

Como já disse, a biomassa de banana verde é rica em fibras. Por isso, assim como todo o alimento rico nesse nutriente, ela ajuda na prisão de ventre (e não pode ser consumida em excesso).

3 – Ajuda a regular os níveis de colesterol “ruim”

A biomassa de banana verde também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, já que contribui para uma menor absorção de gordura pelo intestino.

4 – Ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue

Outro benefício da biomassa de banana verde, é que ela ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, quando aliada a uma alimentação saudável. Os benefícios são a melhora no nível de glicemia do corpo e a perda de peso. Por isso, estudos mostram que ela pode ser bastante benéfica para pacientes com pré-diabetes e diabetes.

Como usar a biomassa de banana verde?

Separei algumas receitas fáceis e rápidas com esse ingrediente:

1 – Brigadeiro vegano de biomassa de banana verde

Que tal ingerir um brigadeiro mais saudável? Você vai precisar de:

  • 340g de biomassa de banana verde integral Essência do Vale;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó 100%.

Com os ingredientes em mãos, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo até que tudo desgrude do fundo da panela. Depois, desligue e deixe esfriar, colocando na geladeira caso queira a receita gelada. Pronto! Seu brigadeiro já pode ser degustado.

Também é possível substituir o óleo de coco pela manteiga ghee Essência do Vale (se você não for vegano). Outra substituição possível é o açúcar mascavo por outros adoçantes culinários.

2 – Maionese de banana verde Essência do Vale

Que tal uma receita salgada para os dias de verão? Você vai precisar de:

  • 340g de biomassa de banana verde Essência do Vale;
  • 1/2 xícara de chá de água;
  • Suco de 2 limões;
  • 3 dentes de alho;
  • 1/2 xícara de chá de azeite aromatizado Essência do Vale;
  • 2 colheres de chá de mostarda artesanal Essência do Vale (alterável conforme o seu gosto);
  • 1 colher de café de sal temperado com ervas Essência do Vale.

Onde comprar biomassa de banana verde?

No site da Essência do Vale, você encontra a biomassa de banana verde e alimentos como caponata de banana verde, patês de diversos sabores, conservas e molhos, temperos e muito mais! Acesse e confira todas as opções, feitas especialmente para quem quer uma vida mais saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *