Rotina alimentar e dia a dia: 9 dicas para um 2022 saudável

Rotina alimentar e dia a dia: 9 dicas para um 2022 saudável

Neste começo de ano, decidi trazer dicas sobre como manter uma rotina alimentar saudável e equilibrada. Quando se fala em alimentação, é comum que a maioria das pessoas faça uma diferenciação entre comida gostosa e comida saudável, mas esses dois conceitos não são antagônicos. Não precisam ser, ao menos!

No entanto, para ser saudável não basta somente se preocupar com a qualidade dos alimentos que você ingere: é necessário ter atenção com toda sua rotina, tal como respeitar horários, ter tranquilidade na hora de fazer as refeições e, é claro, levar à mesa pratos com combinações capazes de prover a nutrição que o seu corpo precisa.

E é pensando em tudo isso que decidi trazer para vocês as 9 incríveis dicas de minha amiga “Tathyana Araújo, Pernambucana – natural de Recife, empresária, dona de casa, esposa e mãe, que, como a maioria das mulheres modernas, vive se desdobrando para dar conta dos diversos papéis. Com o passar do tempo, veio a cobrança: mente e corpo adoecidos por uma rotina frenética.

Ao se ver diante dessa problemática, Tathyana desenvolveu intolerâncias alimentares e psoríase, e foi aí que decidiu se reinventar. Começou com pequenas trocas que geraram boas transformações e, num processo evolutivo, ela adotou, juntamente de sua família, um estilo de vida com mais equilíbrio.

Com muito carinho, deixo aqui algumas dicas para iniciarmos o ano com atitudes transformadoras, algo que passa por muito mais do que a sua rotina alimentar. Comece a fazer boas escolhas hoje! Vamos lá?

As principais dicas para uma rotina saudável

Pequenos atos e pontos de atenção durante o dia fazem toda a diferença. No mundo moderno, onde somos frequentemente bombardeados por notícias, postagens, acontecimentos e preocupações, é essencial saber o momento certo para uma pausa. Portanto, trace as suas prioridades e use a sua energia naquilo que realmente importa. Acredite, isso facilitará em muito a sua rotina!

1. Troque a rotina “rolo compressor” por uma rotina com foco no que é realmente importante para você, fazendo o que cabe, sem se cobrar ser “Nota 10”, apenas busque fazer o seu melhor no momento presente!

2. Respire com atenção, pausadamente e entre em contato com suas potencias e limites – comece dedicando 10 min do seu dia para esse exercício – reflita, medite, reze.

De olho na alimentação: transforme a sua rotina alimentar

Como citado acima, pequenas ações já são capazes de realizar uma enorme diferença para a nossa saúde física e mental, mas é hora de tratar de algo primordial para todo ser humano: a alimentação. Em algum momento, você com certeza já se deparou com a máxima “você é aquilo que você come”, e essa sentença não poderia ser mais verdadeira!

O seu corpo deve ser respeitado como a fonte de vida e energia que ele é, ele é o seu maior e mais valioso patrimônio, portanto, cuide dele como tal. Alimentos processados, artificiais e repletos de aditivos químicos são um verdadeiro veneno para o seu organismo, e podem significar uma série de problemas de saúde a longo prazo.

Por isso, trago 5 dicas indispensáveis para quem busca uma verdadeira revolução em sua rotina alimentar. Lembre-se sempre: saúde em primeiro lugar!

As principais dicas para uma alimentação balanceada

3. Troque alimentos industrializados por comida de verdade, seguindo o lema: descasque mais e desembale menos. Muitas pessoas acham um fardo ter que fazer sua própria comida, mas ter o prazer de cozinhar, descascar suas frutas, temperos, etc. é fundamental para uma alimentação saudável. Caso seu tempo seja muito curto, nós podemos fazer isso por vocêNossos produtos são 100% artesanais, com ingredientes totalmente naturais e uma produção familiar em pequenos lotes, ou seja, é tudo como feito em casa!

Conheça um pouco da nossa horta! Localizada aos fundos da fábrica, ela permite uma disponibilidade de ingredientes sempre frescos durante as nossas produções:

4. Troque refinados por ingredientes integrais e naturais. Os patês da Essência do Vale, por exemplo, são produzidos a base de inhame, um alimento saudável e muito nutritivo. Sem dúvidas, uma excelente adição à sua rotina alimentar.

5. Reduza o consumo de farináceos e açúcares – Experimente 15 dias sem adoçar bebidas (ver desafio #cafésemaçucar no instagram). Uma ótima dica é “adoçar” seu café com o Creme de Cacau #Cacaubom da Essência do Vale, você o encontrará nas versões meio amargo, com laranja, com pimenta e com castanha do Pará, um mais delicioso que o outro! Garantiu o seu pote? Tire uma foto e nos marque nas redes sociais.

6. Monte seu prato com cores e alimentos variados, da safra, de preferência orgânicos. Quanto mais cores, mais atrativo, mais prazer você terá em se alimentar de forma saudável.

7. Coma com equilíbrio (qualquer alimento – para o corpo, mente, alma) reservando sempre um “espaço de fome”, pois é aí que reside a felicidade (insp Adélia Prado). Se você não tiver nenhum tipo de restrição alimentar, você pode comer de tudo de forma regrada e sem exageros, não precisa passar fome ou vontade de comer o que gosta.

Se divertir é o melhor remédio

É claro que uma rotina acelerada é um prato cheio para o cansaço físico, mas não é só o seu corpo que precisa descansar: a sua mente também. Sabemos que chegar em casa depois de um dia atarefado é um convite à nossa cama, mas você precisa diversificar o seu dia a dia, afinal, você merece se divertir depois de tanto trabalho.

8. Diversifique seu repertório – Vá à feira, vá ao museu, à livraria, leia mais e escute mais. Busque ter hábitos simples, como cultivar temperos em sua varanda, andar descalço, conversar com o porteiro do seu trabalho…

9. E por último, entre em contato com seu potencial criativo e use-o para cuidar de si, do outro e de tudo ao redor. Lembre-se: o mundo muda quando a gente muda! Acredite e haja!

Só depende de você ter uma vida saudável

Viu só? Cuidar do nosso corpo pode ser divertido, saboroso e, principalmente, recompensante. Com apenas 9 dicas simples e perfeitamente executáveis, você pode tornar o seu 2022 muito mais feliz e produtivo. Você pode, inclusive, estender esses ensinamentos à rotina diária de toda a família, principalmente crianças.

Nos siga no Facebook e Instagram para mais dicas, receitas e novidades exclusivas sobre os nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 2 =