Porque Utilizar Inhame como Base de Patês?

Porque Utilizar Inhame como Base de Patês?

As Pastas da Essência do Vale têm gosto de Inhame? 

As pessoas em busca de naturalidade, saudabilidade e benefícios na alimentação têm se interessado muito por alimentos e bebidas elaborados com ingredientes que suprem essas necessidades. Esta tendência vem fazendo com que os alimentos “antigos” e até agora esquecidos se destaquem, pois são excelentes alternativas para agregar valor nutricional aos produtos de forma geral…

Esse é o caso do INHAME…

Segundo o site VP Centro de Nutrição Funcional, no artigo, Inhame: saúde e sabor em seus pratos! ​​​​​​, publicado em 09/12/2016, “o inhame pode ser preparado como extrato, sendo uma ótima opção de substituição do leite de vaca para pessoas que possuem alergia ou intolerância a este alimento.”

Foi baseado nesse artigo que, em 2018, tomamos a decisão de substituir a ricota por inhame em nossas pastas, assim eliminamos o risco de contaminação cruzada por derivados de leite em nossa produção e atendemos uma maior parcela de consumidores.

​​​​​​​O inhame possui inúmeros benefícios a saúde, o que mais nos chama a atenção foi que ele fortalece o sistema imunológico, vejam o relato da nossa amiga e Chef @denisereischagas durante seu tratamento para curar um câncer de mama: “Eu tive um episódio de queda de plaquetas durante minhas últimas quimios. Uma amiga havia comentado que ele dava resultados rápidos. Tomei iogurte batido com o inhame e, na semana seguinte, já tinha recuperado os níveis…Incrível, né….”

Além disso, é fonte de carboidratos saudáveis, o inhame possui baixo teor lipídico e é rico em Vitamina A, potássio, fósforo, magnésio, ácido fólico e vitamina C. Ele tem se tornado o queridinho dos amantes de dietas e receitas saudáveis devido a sua versatilidade. “Ele adquire uma consistência cremosa quando cozido. No passado, o inhame cru e ralado era muito utilizado para dar liga a preparações como bolos e broas de fubá, pois a disponibilidade de farinha de trigo era rara”, explica a nutricionista Muriely Verdin. Para pratos veganos ou vegetarianos, o ingrediente também funciona como espessante, podendo participar dos famosos “fake”, como omelete e panqueca livres de alimentos de origem animal.

Quanto ao Sabor

Para o Gastrô Matheus Paratella, do Alma Chef, “o inhame não tem muito sabor, então, é importante realçar com temperos…”. Comprovamos isso em nossas pastas, que ficaram mais leves e o sabor do ingrediente principal sempre prevalece, sobre o sabor do inhame cozido.

2 comentários sobre “Porque Utilizar Inhame como Base de Patês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 76 = 79