Por que devo comer proteínas? 

Por que devo comer proteínas? 

Todos nós já ouvimos falar que o consumo de proteína é importante, mas por que exatamente comer proteína? O que esse nutriente faz pelo nosso corpo?

Se você também tem essa dúvida, nós da Essência do Vale preparamos algumas dicas bem interessantes para lhe ajudar a incluir a proteína em sua dieta, auxiliando em sua dieta funcional

Benefícios da proteína: por que comer?

A proteína é fonte de vários benefícios para o corpo, já que facilita o transporte molecular, melhora a imunidade e, claro, a saúde das células e dos músculos do corpo. Em uma época onde os exercícios físicos fazem tanto sucesso, você (assim como eu) provavelmente já ouviu falar em como a proteína pode ajudar os músculos a crescerem.

De fato, a proteína é importante para todos, incluindo atletas, que tendem a precisar de doses um pouco mais elevadas dela do que pessoas que não fazem exercícios físicos regularmente. Além de aumentar a saciedade, alimentos ricos em proteína auxiliam a regeneração dos músculos após a academia ou a atividade física, trazendo também mais energia para o corpo (assim como os carboidratos). 

Resumindo: consumir proteína é muito importante – e todos devem contar com esse nutriente tão importante em suas refeições diárias. Porém, vale lembrar que ele, sozinho, não faz milagre na dieta de ninguém. Isso porque, em excesso, a proteína também pode causar problemas de saúde. 

Como controlar a quantidade de proteína ingerida

Uma boa dica para controlar a quantidade de proteína ingerida é olhar sempre o rótulo dos alimentos. Aqui na Essência do Vale nós disponibilizamos essa informação na embalagem e também na descrição dos produtos online. Assim, você sempre sabe exatamente o que está ingerindo. 

Lembre-se de que consumir proteína em excesso não é recomendado. Segundo um artigo da ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), “Para adultos que não são muito ativos, o recomendado é ingerir diariamente cerca de 0,75g de proteína por quilo de peso corporal. 

Em média, 55g para homens e 45g para mulheres – ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes ou leguminosas”. Entretanto, existem pessoas que podem precisar de uma dose maior, seja porque se exercitam com maior frequência (em exercícios de alto impacto), seja por suas próprias necessidades nutricionais ou por certa dificuldade do corpo em absorver proteína. 

Tudo o que é em excesso, faz mal – e todos nós sabemos disso. O mesmo vale para a proteína. Estudos comprovam que proteína em excesso pode causar problemas renais, sobrecarga hepática e sobrepeso. Por isso, o ideal é saber dosar!

Em busca de uma dieta funcional saudável? A Essência do Vale pode ajudar!

Nem só de proteína vive uma dieta saudável, embora ela também seja importante. Por isso, uma de nossas preocupações é garantir uma alimentação equilibrada para você que busca um estilo de vida mais saudável. No nosso site, você encontra uma série de alimentos nutritivos e saudáveis, sendo alguns deles:

  • Biomassa de banana verde (ideal para enriquecer receitas e fazer uma maionese deliciosa);
  • Frutas e castanhas;
  • Granolas;
  • Doces;
  • Patês;
  • Molhos…

… e muito mais! 

Acesse a nossa loja para encontrar alimentos saudáveis, naturais e sem adição de conservantes, aromatizantes ou outros componentes químicos em sua fórmula. Você também pode entrar em contato no link do WhatsApp para esclarecer dúvidas ou enviar sugestões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

87 + = 97