Porque Utilizar Inhame como Base de Patês?
As Pastas da Essência do Vale têm gosto de Inhame?
As pessoas em busca de naturalidade, saudabilidade e benefícios na alimentação têm se interessado muito por alimentos e bebidas elaborados com ingredientes que suprem essas necessidades. Esta tendência vem fazendo com que os alimentos “antigos” e até agora esquecidos se destaquem, pois são excelentes alternativas para agregar valor nutricional aos produtos de forma geral…
Esse é o caso do INHAME…
Segundo o site VP Centro de Nutrição Funcional, no artigo, Inhame: saúde e sabor em seus pratos! , publicado em 09/12/2016, “o inhame pode ser preparado como extrato, sendo uma ótima opção de substituição do leite de vaca para pessoas que possuem alergia ou intolerância a este alimento.”
Foi baseado nesse artigo que, em 2018, tomamos a decisão de substituir a ricota por inhame em nossas pastas, assim eliminamos o risco de contaminação cruzada por derivados de leite em nossa produção e atendemos uma maior parcela de consumidores.
O inhame possui inúmeros benefícios a saúde, o que mais nos chama a atenção foi que ele fortalece o sistema imunológico, vejam o relato da nossa amiga e Chef @denisereischagas durante seu tratamento para curar um câncer de mama: “Eu tive um episódio de queda de plaquetas durante minhas últimas quimios. Uma amiga havia comentado que ele dava resultados rápidos. Tomei iogurte batido com o inhame e, na semana seguinte, já tinha recuperado os níveis…Incrível, né….”
Além disso, é fonte de carboidratos saudáveis, o inhame possui baixo teor lipídico e é rico em Vitamina A, potássio, fósforo, magnésio, ácido fólico e vitamina C. Ele tem se tornado o queridinho dos amantes de dietas e receitas saudáveis devido a sua versatilidade. “Ele adquire uma consistência cremosa quando cozido. No passado, o inhame cru e ralado era muito utilizado para dar liga a preparações como bolos e broas de fubá, pois a disponibilidade de farinha de trigo era rara”, explica a nutricionista Muriely Verdin. Para pratos veganos ou vegetarianos, o ingrediente também funciona como espessante, podendo participar dos famosos “fake”, como omelete e panqueca livres de alimentos de origem animal.
Quanto ao Sabor
Para o Gastrô Matheus Paratella, do Alma Chef, “o inhame não tem muito sabor, então, é importante realçar com temperos…”. Comprovamos isso em nossas pastas, que ficaram mais leves e o sabor do ingrediente principal sempre prevalece, sobre o sabor do inhame cozido.
Como temperar a pasta de inhame? Como agregar sabor
Os produtos da Essência do Vale já vem prontos para serem consumidos, não precisa temperar.