Alimentação saudável e saborosa: é possível?

Alimentação saudável e saborosa: é possível?

Apesar da relação entre comer bem e ter mais saúde estar bem difundida, ainda é nítido que há resistência da maioria da população em buscar uma alimentação saudável. Isso se deve à correria do dia a dia, onde assistir séries, filmes e ficar em redes sociais são atividades em primeiro plano, enquanto que os cuidados com a alimentação são deixados de lado. E, também, aos paradigmas de que cozinhar é trabalhoso e que alimentação saudável não condiz com alimentação saborosa.

Essa semana, em nosso restaurante, nos deparamos com um pedido de pratos kids, ressaltando para que os cozinheiros não utilizassem nenhum tipo de verde. É comum que mães achem trabalhoso convencerem seus filhos a comer verduras e legumes. Essa é uma problemática bastante séria! Para além da alimentação, o contato com esse tipo de alimento faz com que a criança aprenda sobre sustentabilidade, meio ambiente, gosto pela natureza!

Afinal, convencer uma criança a comer melhor e se relacionar com a natureza é uma tarefa fácil? Na minha opinião, sim. Basta que os pais invistam mais tempo com a criança, seja observando a natureza, andando descalço ou tomando chuva… é importante brincar com a criança e não terceirizar a educação com tablets, games, etc. Não que isso não seja bom e saudável, mas é que para tudo tem que haver um equilíbrio. Se não ensinarmos as crianças a curtirem os alimentos saudáveis, elas terão que aprender na dor quando adultos.

De onde surgem os nossos hábitos alimentares?

O histórico de educação é confirmado pelo Dr. Antonio Herbert Lancha Junior, professor da USP, que explica que costumamos definir os alimentos que consumimos de acordo com nosso histórico de vida, ou seja, fazemos sempre as mesmas escolhas, além de associarmos o prazer de comer aos momentos agradáveis em família. “A maioria das pessoas tem uma alimentação pouco variada e restringe a busca por novos sabores. Porém, o desconhecido pode ser muito saboroso e uma alimentação gostosa pode sim ser saudável”, destaca.

Segundo ele, é importante pensar que, além do sabor dos pratos, reduzir a variedade de alimentos consumidos no dia a dia pode resultar em deficiências de vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do corpo, ocasionando em muitas doenças ao longo da vida.

É possível aliar saúde e sabor durante as refeições

Afinal, será que é possível conciliar comida saudável e saborosa? Esqueça estratégias populares nos dias de hoje como consumir uma quantidade pré-estipulada de carboidratos, proteínas e gorduras, ou até mesmo consumir os produtos da moda, fazer dietas mirabolantes!

O prazer em comer é fundamental para a sua saúde mental, uma vez que vários alimentos ajudam a regular hormônios importantes para o pleno funcionamento do nosso corpo, tais como os responsáveis por favorecem o bom humor, a felicidade e o bem estar. Você tem que entender que se alimentar é algo social, um ato que contribui para o seu bem estar psíquico.

Equilíbrio acima de tudo, sempre! Dessa forma, você terá sucesso em sua alimentação.

Alimentação saudável: como criar um prato balanceado

Atualmente, a união de nutricionistas e chefs de cozinha é um sucesso, nos permitindo criar pratos completos, variados, coloridos, equilibrados, saborosos e nutritivos, além de feitos com ingredientes naturais e saudáveis. Podemos, com a orientação desses profissionais, nos proporcionar uma refeição com quantidade adequada de carboidratos, proteínas, gorduras e, principalmente, de vitaminas e minerais, que são essenciais para a prevenção de doenças. E o principal: esses pratos podem ser deliciosos!

Quanto mais cor tiver o prato, melhor e mais nutritivo ele se torna! Treine seu paladar, use diferentes modos de preparo e temperos naturais como: alecrim, hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha, alho, cebola, gengibre, limão, canela e várias outras especiarias que podem ser utilizadas para dar um sabor especial a seus preparos. Nem pense em recorrer a temperos prontos, com aditivos químicos com alto teor de sódio.

As melhores dicas de produtos para uma alimentação saudável e saborosa

Aqui na Essência do Vale, temos várias opções de produtos para ajudar você na virada da sua alimentação:

– Temos vários molhos para que você possa abusar em suas saladas, eles dão um sabor todo especial às folhas verdes.

– Os chutneys e geleias gourmet são altamente recomendados em grelhados, variando e realçando o sabor.

– O tempero natural de ervas pode ser utilizado em todos os seus preparos: legumes refogados, arroz, feijão… ele é uma ótima opção para você que não tem tempo para utilizar as ervas frescas.

– Vinagres e azeites aromatizados são indicados para qualquer tempero a ser feito, eles realçam o sabor dos alimentos e reduzem a necessidade de sal.

– Geleias enriquecidas com Biomassa de Banana Verde são ótimas opções para criar sua sobremesa ou lanche saudável.

Aplique as dicas à rotina da sua família

Alimentação saudável e saborosa não é algo complicado de se alcançar, mas exige bastante empenho na aplicação do dia a dia na sua família, principalmente quando falamos em crianças. O segredo é utilizar a criatividade nas receitas, não ter medo de experimentar novos pratos e sempre utilizar ingredientes naturais, de preferência frescos, e com isso você pode sempre contar com a Essência do Vale!

Nos siga no Facebook e Instagram para mais dicas, receitas e novidades exclusivas sobre os nossos produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

− 3 = 1